Por Aqui, Sustentabilidade, Todas

Sustentabilidade Empresarial

CASE LAJEDO

1 de agosto de 20182 comentários.

projeto-mba-business-ibmec-eco-consulting

A preocupação com o meio ambiente está em alta. Mas entre o discurso e a prática existe uma distância: “apenas 3 em cada 10 consumidores brasileiros podem ser considerados conscientes”. Esta foi uma das métricas apresentadas pelo grupo do MBA Business do IBMEC que fez seu projeto final utilizando o Lajedo como case de sustentabilidade empresarial.

O projeto consistia na criação de uma empresa fictícia de consultoria, a Eco Consulting, “focada na realização de festas e eventos com utilização de práticas sustentáveis”. A consultoria levantou dados sobre sustentabilidade em eventos – e no Brasil em geral – e sugeriu soluções. Alguns números apresentados foram alarmantes: 85% dos resíduos gerados por eventos no Brasil não são reaproveitados. Mas eventos que possuem um plano de sustentabilidade, como Rock in Rio, mostram que é possível reaproveitar até 70% dos resíduos.

A parte final do projeto foi destinada à análise de uma empresa de eventos real, um espaço que tivesse responsabilidade socioambiental em suas práticas do dia-a-dia. Com muito orgulho, fomos escolhidos como parâmetro de empresa de eventos com cultura sustentável.

um jacaranda centenário valerá mais do que um edifício

Ugo Medeiros, fundador do Lajedo, já dizia em tom visionário: “um jacarandá centenário valerá mais do que um edifício”. Essa afirmação – utilizada na introdução do projeto do grupo de MBA – demonstra que desde a sua fundação a nossa empresa tem a ligação com o meio ambiente no seu DNA. Vejamos, portanto, algumas das práticas citadas no “case Lajedo”:

JARDINAGEM CONSCIENTE
O Lajedo é reconhecido no mercado de eventos pelo seu paisagismo. A entrega desse produto final exige rigorosos procedimentos de poda – um erro pode significar danos ou mesmo a perda de espécies vegetais. Com o treinamento constante da nossa equipe de jardinagem, buscamos realizar as podas de forma sustentável e um manejo de solo consciente, diminuindo a utilização de fertilizantes químicos e garantindo a preservação dos nossos ambientes verdes.

jardinagem consciente

JARDINS FUNCIONAIS
Nossos jardins e horto são funcionais: priorizamos espécies que possam fazer parte da decoração dos eventos. Cultivamos flores e folhagens tropicais para serem utilizadas nos arranjos das festas e nosso horto possui um jardineiro exclusivamente dedicado à manutenção de suas espécies. Nossas plantas em vaso não são submetidas ao estresse do transporte em caminhão e, por isso, ficam muito mais saudáveis e bonitas. No Lajedo é possível realizar um evento exclusivamente com recursos próprios, sem precisar comprar flores ou alugar plantas.

CASAMENTO “VERDE”
Uma das soluções de evento sustentável disponíveis para nossos clientes é o Casamento “Verde”, um casamento mais consciente com a preocupação de gerar menor impacto ambiental. Para ser “verde”, o casamento deve ser realizado de dia, com luz natural, utilizar móveis e peças do acervo Lajedo além de priorizar arranjos florais com folhagens, sementes e flores da casa. Menos emissão de CO2 com a mesma beleza.

Decoração de cerimônia de casamento ao ar livre

COMPOSTAGEM
Os jardins do Lajedo são adubados com seus próprios resíduos, com o descarte da poda dos jardins e dos arranjos florais das festas da empresa. O processo de compostagem utiliza equipamentos modernos, como o Triturador Trapp, que ajudam a acelerar a decomposição e formar o adubo. Segundo o estudo do grupo do MBA IBMEC, o Brasil é o 5º maior gerador de resíduos do mundo, sendo responsável por 5% da emissão global de gases de efeito estufa. Quando reduzimos o impacto ambiental em nossas próprias atividades estamos colaborando para a diminuição desse índice.

compostagem-casa-de-festas-lajedo

COLETA SELETIVA
O mesmo estudo do grupo do MBA IBMEC nos mostra que o Rio de Janeiro gera cerca de 22.000 toneladas de lixo por dia e que destina adequadamente 68% dos mesmos, o que quer dizer que 7000t vão para vazadouros a céu aberto. O Lajedo faz a sua parte na melhoria desse índice: todos os resíduos dos eventos são separados e encaminhados ao centro de separação da casa. Contamos com cabines específicas para papel, plástico, vidro e metal, tanques para separação de óleo de cozinha e câmara frigorífica especifica para armazenamento de lixo orgânico, que evita a putrefação até a coleta. O lixo reciclável é vendido para cooperativas locais, de Vargem Pequena e Recreio dos Bandeirantes, certificadas pelos órgãos competentes.

percentual do lixo com destinação adequada no rio de janeiro

CONSCIENTIZAÇÃO DOS COLABORADORES
O valor arrecadado com a venda de lixo reciclável às cooperativas é revertido aos funcionários do Lajedo em forma de prêmios em sua confraternização anual. Com essa ação, a empresa estimula o engajamento dos colaboradores nas causas ambientais, ressaltando sempre a importância da sua participação não só no local de trabalho, mas também em casa. Além disso, os funcionários do Lajedo são incentivados a não usarem copos descartáveis no seu dia-a-dia. A empresa distribui copos duráveis em substituição.

ECONOMIA DE ÁGUA
O consumo médio diário do brasileiro é 166,29 litros de água encanada, acima da média recomendada pela ONU de 110 litros por dia. O Lajedo sempre adotou procedimentos de gestão hídrica para reversão desse cenário. Temos reguladores de água nos banheiros e cozinhas e calhas preparadas para captação de água da chuva. Além disso, fazemos irrigação automatizada dos jardins com sistema implantado por empresa certificada.

USO DE ENERGIA SOLAR
Aquecemos parte da água de nossas instalações com placas solares. No momento, a energia solar atende às necessidades de aquecimento da nossa cozinha central e da administração. A redução do consumo de energia elétrica ainda é baixa, mas está em andamento um projeto que, ao ser implantado, permitirá uma redução significativa do uso de energia elétrica.

placas solares na administração do lajedo

PARCERIA COM A COMUNIDADE LOCAL
O Lajedo, desde a sua fundação, participa ativamente do desenvolvimento da região das Vargens. Primeiro, através do treinamento e utilização de mão de obra local nos eventos. Depois, através do envolvimento com projetos sociais de escolas, instituições religiosas e associação de moradores. O tradicional passeio das escolas públicas da região é um dos eventos pro bono que realizamos há mais de 20 anos – e o mais aguardado pelas crianças daqui. Vale citar também que a mais nova EDI (Espaço de Desenvolvimento Infantil) de Vargem Pequena, a EDI Ugocione Medeiros, homenageou o fundador do Lajedo no nome em reconhecimento à sua atuação. Hoje, somos também sede do Grupo de Apoio à Adoção Cores da Adoção, o primeiro das Vargens.

passeio escolas municipais da região das vargens

……………………………..

Agradecemos ao grupo Camila Ferreira, Carolina Calacina, Daniele Porto, Henrique Pinheiro, Sergio Othoniel e à orientadora Nayara Cardoso pelo estudo da “Eco Consulting”. Vocês nos incentivaram a divulgar mais as ações de responsabilidade socioambiental do Lajedo. Além disso, as oportunidades de melhoria apontadas pelo estudo foram muito pertinentes. Em resumo, as sugestões foram: documentar a nossa redução de impacto ambiental (números são importantes), aumentar o investimento em energia solar, aplicar novas técnicas de compostagem e de utilização do lixo orgânico, apresentar aos noivos o check-list de redução de impactos no “casamento verde”, aumentar o grau de engajamento com os clientes verdes (clientes do futuro), ampliar a parceria com empresas de reciclagem de vidro (ex: Vidro Limpo, Reso) e fortalecer a cultura de sustentabilidade na empresa.

Como nosso lema é melhoria constante, já estamos viabilizando muitas dessas sugestões. E estamos à disposição dos nossos clientes e parceiros para conversar sobre sustentabilidade em eventos. Venham conhecer nosso espaço, jardins, horto, centro de separação e estrutura como um todo. É só ligar para 2435-9292 ou enviar email para [email protected].

Compartilhar:

2 Comments

  • Daniele Porto 01 ago, 2018

    Que máximo essa matéria!! Nós que agradecemos pela receptividade de todos vocês do Lajedo para que esse trabalho fosse possível, só tivemos tantos insights legais devido ao comprometimento e disponibilidade de vocês.
    Agora é pensar no futuro, em quanto ainda podemos contribuir com o Meio Ambiente e, quem sabe, transformar a Eco Consulting em realidade!
    Mais uma vez, muito obrigada!

    • Administrador 11 set, 2018

      Queridos, muito obrigada mesmo pelo carinho com o nosso espaço. Sucesso para todos vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Assine a nossa newsletter
Receba as novidades do nosso espaço