Casamento verde: você também pode ter um

Enquanto o mundo procura um modo de viver sustentável, as noivas buscam maneiras de ter seu dia perfeito e ainda demonstrar sua consciência ecológica. Mais conhecido como “casamento verde”, o novo conceito em casamento busca causar o mínimo dano ambiental possível. Se você pretende aderir a essa tendência, aí vão 8 sugestões:

1. Faça o seu casamento de dia, ao ar livre. Além de economizar energia elétrica, permite que você e seus convidados apreciem a beleza natural dos arredores. A natureza é um dos poucos cenários perfeitos para um casamento.

2. Faça a cerimônia e a festa no mesmo lugar. Assim seus convidados não terão que usar carro para se deslocar.

3. Alugue o seu vestido. Se optar por um novo, não utilize tecidos sintéticos ou tingimentos químicos. Incentive as madrinhas a escolherem um vestido que possam usar depois. Se não pretende guardar o vestido de noiva ou o terno do noivo como recordação doe-os a alguma instituição depois do casamento. Poderá mesmo vendê-los e doar o valor proveniente dessa venda para causas ambientais.

4. Escolha papéis 100% reciclados para o seu convite. Ou materiais alternativos que não sejam prejudiciais ao meio ambiente, como o bambu. Na maioria dos casos é necessário colocar bastante informação adicional no convite, como mapas e locais das listas presentes. Uma opção viável é criar um hotsite com mais dados sobre o seu casamento. Nesse caso coloque o endereço eletrônico no convite.

5. Escolha um cardápio mais orgânico. No quesito alimentos e bebidas, opte por um cardápio que inclua orgânicos e produtos produzidos localmente.

6. Presenteie seus convidados com o verde. Distribua pequenas mudas de árvores ou sementes de flores. Além de ser uma duradoura lembrança do seu matrimônio, você terá a natureza como aliada celebrando o seu dia com você e abençoando um ciclo de fertilidade que se inicia.

7. Simplifique. A chave para o sucesso de um casamento em alto estilo, porém ecológico e consciente, é simplesmente simplificar. Menos é sempre mais.

8. Plante uma árvore. Plante, junto com seu noivo,  uma árvore no quintal às vésperas do  casamento. Assim vocês poderão colher – literalmente – os frutos desse amor ao longo dos anos, junto aos seus filhos e netos. Outra idéia é compensar a emissão de CO2 do seu evento, patrocinando o plantio de um número de árvores correspondentes aos gases de efeito estufa emitidos por ele.

 

Compartilhe este post

Comentários

11 respostas

  1. Parabens pela matéria!!!
    Muito bom saber que estamos nos conscientizando em ter um futuro melhor.

  2. Olá Dominique,
    Recebi seu comentário no meu blog.
    Fico muito feliz com o link aqui neste espaço para o meu humilde cantinho.
    Gostaria também de parabenizar pelo tópico deste post e fico feliz de saber que o Lajedo está em sintonia com as novidades em termos de casamento. Distribuir sementinhas ou mudas é um dos meus caprichos do casório.
    Quanto à entrevista, estou a sua disposição.
    Um grande abraço,
    Chris

  3. Boas idéias. Eu realmente quero plantar uma arvore perto do casamento, acho muito legal!
    Parabéns pelo Blog e ate sábado
    Débora

  4. Adorei saber a respeito do casamento verde, já que onde moro é só verde, vou plantar essa idéia quando eu casar.

  5. puxaaa!!!QUE DEMAIIIIS!!
    é uma boa opção pra ir pensando desde ja…
    só uma curiosidade..
    muitas pessoas tem aderido esse método ecológico??

  6. Olá meu noivado será dia 21/11 irei destribuir mudas de pingo de ouro a todos meus convidados, consegui as mudas na prefeitura de minha cidade.
    Não fiquem fora dessa, vc que vai se casar ou noivar verifiquem a disponibilidade de mudas de arvores na prefeitura da sua cidade e ajude a dar um empurrãozinhu aqueles de poucas iniciativas

    Bjs a todos

  7. Olá Dominique, gostei bastante do seu texto. Tenho uma empresa que se propõe a organizar casamentos sustantáveis, a Ecochic. O ecologicamente correto é um dos pilares, e claro não podemos esquecer o lado social empregando mão de obra artesã nos brindes e na decoração. A festa vai ficar muito mais legal e personalizada, é como se ela também acontecesse nos grupos de artesãos beneficiados pela escolha de sua mão de obra.
    Abraços!

Pesquisar
Seguimos
Receba nossas notícias