Workshop Casa Valduga

Evento social combina com bom vinho. E para oferecer uma experiência diferenciada aos clientes, o Lajedo firmou há um ano uma parceira com a Casa Valduga – a maior e mais premiada adega de espumantes da América Latina.

Estreitando laços, recebemos dia 31/08 a visita de João Valduga, um dos proprietários da vinícola. O enólogo veio conhecer pessoalmente nosso espaço e aproveitou a ocasião para ministrar um workshop à equipe Lajedo. Os sommeliers Ricardo Romeiro e Gibson Ramos, representantes da empresa no Rio e que nos atendem diretamente, também estiveram presentes.

Após uma apresentação institucional (veja vídeo abaixo), João falou sobre os diversos tipos de uvas e a história do vinho no Brasil e no mundo.

Algumas curiosidades:
70% dos vinhedos mundiais ficam na Europa e somente 10% nas Américas.
• No Brasil, o consumo é de apenas 1.8 litro ao ano por habitante enquanto a média na Europa é de 50 litros por habitante. O potencial de crescimento brasileiro é enorme.

Dando continuidade, João Valduga discorreu sobre harmonização (arte de combinar vinhos e comidas) e seleção. Frisou que cada tipo de alimento tem características que devem ser somadas às do vinho para se completarem – um verdadeiro casamento. E que para se comprar um bom exemplar é fundamental entender o que significa cada item do rótulo: safra, origem, variedade da uva, teor alcoólico etc.

Ao final, tivemos uma parte prática em torno do serviço de vinhos em eventos. Como abrir e segurar a garrafa, como mostrar a bebida ao cliente, como servir e em qual tipo de taça, a temperatura ideal, enfim, todo o ritual do serviço foi apresentado.

Foi um encontro muito enriquecedor para todos os presentes. O universo vinícola é mesmo fascinante!


João Valduga dá exemplos de hamonização de vinhos


Toda a equipe Lajedo super atenta à apresentação


Aprendendo a usar a ferramenta adequada para sacar a rolha


Um brinde especial com todos os presentes. Tim, tim!

Compartilhe este post

Comentários

Pesquisar
Seguimos
Receba nossas notícias