Casamentos, Dicas & Inspirações, Entrevistas, Todas

Fotografia de casamento: dicas para o grande dia

14 de maio de 2020Sem comentários.

Hoje vamos iniciar a série #DicasDeCasamentoLajedo falando sobre fotografia de casamento. E convidamos a querida Jaque Salles para desenvolver o tema.

No final de abril Jaque publicou uma matéria super bacana sobre o Lajedo no seu blog (obrigada!). Aproveitamos para devolver a gentileza e fazer uma entrevista bem leve com a fotógrafa para ajudar você a entender um pouco mais sobre fotografia de casamento e as novas tendências do mercado. Vem com a gente!

fotografia-de-casamento-jaque-salles1. Por que a Fotografia? Conte um pouco sobre sua trajetória.

Costumo brincar que não escolhi a fotografia ao contrário, fui escolhida por ela. Eu sou farmacêutica industrial, hospitalar e homeopata e por 12 anos trabalhei com dedicação exclusiva na área. Fui militar por 9 anos e me dediquei a farmácia hospitalar durante esse período.

Findado meu tempo de serviço na Aeronáutica e já mãe, sentia que precisava de mudanças em minha vida, de ser mais dona do meu tempo e espaço. Naquele momento, eu tinha muitas perguntas sobre essa nova fase e poucas respostas dentro de mim. Por sorte, fiquei um período em casa me dedicando a família e refletindo sobre essas questões. Paralelo a isso, resolvi fazer um curso de Fotografia básica. Eu finalmente iria aprender a manipular a câmera profissional adquirida por pura empolgação durante uma viagem a Miami. Lara estava para nascer e a câmera veio junto com o enxoval.

O ano foi 2012, o curso de Introdução a Fotografia Digital deveria durar um mês, mas até hoje essa história não terminou. Busquei conhecimento na área, fiz um curso completo de Fotografia que durou um ano e meio e até hoje permaneço em evolução. Sempre brinco que fui abduzida pela Fotografia.


fotografia-de-casamento-rj-noivado-julia-e-joao-jaque-salles-fotografia-10-22. O que você procura transmitir nas suas Fotos? Como descreve o seu estilo?

Minha busca é por transmitir verdade, sentimento e contar histórias genuínas, por isso cada família me traz um novo roteiro.

A possibilidade de contar histórias de famílias trazendo exatamente a personalidade de cada pessoa para dentro da cena é o que mais me desafia e me fascina. Para mim não bastam Fotos bonitas e impactantes, é preciso que essas imagens estejam impregnadas de significado e personalidade. Não é uma tarefa fácil tirar isso das pessoas, mas acho que consegui desenvolver meu próprio método e para mim funciona bem!

Costumo chamar minha fotografia de orgânica. Isso quer dizer que extraio a parte natural e verdadeira das pessoas, mas sempre com um toque de direção intuitiva, personalização e criatividade. A atemporalidade das imagens também é algo importante no meu processo criativo. É uma Fotografia fluida e prazerosa para todos que participam dela.


Fotografia-de-ambiente-casamento -lajedo-rj-jaque-salles-fotografia-10-83. Não basta ver o feed do Instagram de um profissional. Quais são os principais parâmetros para os Noivos escolherem o Fotógrafo de Casamento?

Seja no feed do instagram, site ou qualquer outra mídia de divulgação, o que mostramos é o que temos de melhor, mas este é sempre o resultado final. Por isso, acredito que temos de mergulhar mais profundamente em nossas escolhas, principalmente quando o assunto é casamento.

Costumo dizer que se a experiência entre fotógrafo e fotografado for positiva, já temos 50% de uma Fotografia bem executada. O restante vem com o olhar atento do Fotógrafo e o uso adequado das regras de composição, luz e direção da imagem.

Algumas dicas para escolha do Fotógrafo ideal:

– Os noivos devem se identificar com o estilo de fotografia do profissional;
– Tente procurar por evidências que possam chancelar o trabalho do fotógrafo;
Avaliações de clientes feitas no google e os depoimentos espontâneos realizados dentro do site do próprio Fotógrafo costumam ser ótimos termômetros sobre o profissional.
– Tenha empatia pelo fotógrafo escolhido;
De nada adianta uma bela imagem se a experiência com o fotógrafo contratado foi ruim. Os noivos viveram o roteiro completo com cada fornecedor, início, meio e fim. Por isso, a jornada deve ser fluida, baseada em confiança e profissionalismo.
– Solicite pelo menos três orçamentos diferentes e faça reuniões com os possíveis fotógrafos a serem contratados. Você se sentirá mais seguro com sua escolha dessa maneira;
– E por último, procure descartar o quesito menor preço como fator de escolha;
A fotografia é o compilado de todo o seu investimento. É ela que vai contar toda a história do dia do seu casamento, portanto não é um bom serviço para se fazer economia.

 

Fotógrafo-de-casamento-rj-album-jaque-salles-fotografia-10-24. O número de convidados e a duração do evento influenciam na hora do Orçamento? O álbum físico ainda tem espaço?

O investimento em fotografia tem como duas de suas referências principais o número de convidados e a duração do evento, portanto estes dois pilares afetam diretamente o orçamento.

Quanto ao álbum físico, ele continua a ser um produto valoroso para os noivos. Assim como os livros de papel não foram extintos, os álbuns também não o serão.
As pessoas têm a necessidade do toque e só uma impressão fotográfica pode trazer essa contemplação. Além disso, os álbuns impressos estão tão sofisticados que acabaram por se tornar peças decorativas vivas dentro do ambiente onde vivem os recém-casados.

 

fotografia-de-casamento-rj-noivado-julia-e-joao-jaque-salles-fotografia-105. Um Ensaio Pré-Casamento é importante para o entrosamento Fotógrafo/Noivos?

O ensaio pré casamento é o mundo ideal de qualquer fotógrafo e o propósito é exatamente esse, criar laços. Além, é claro, da entrega das fotos as quais os noivos se percebem como unidade, se veem em plenitude como casal e passam a se sentir mais confiantes na frente das câmeras. Consequentemente, no dia do casamento os noivos estarão naturalmente mais confortáveis e entregues ao momento.

 

fotografia-de-casamento-casa-de-santa-tereza-rj-jaque-salles-fotografia-10-96. Existe um roteiro a seguir no grande dia? Ele é combinado com o casal? Que Fotos não podem faltar no Casamento para que os Noivos não se arrependam depois?

Dentro do meu fluxo como fotógrafa de casamento o que funciona muito bem é agendar uma reunião presencial com os noivos e o cerimonialista, de preferência no próprio local da festa. Gosto de agendar esse encontro com um mês de antecedência e se possível em um horário próximo ao agendado para o casamento. Nessa condição já consigo perceber possíveis interferências, a atmosfera que teremos, a luz disponível e o espaço.

Nesse bate papo entre Noivos, cerimonialista e fotógrafo, são alinhados todos os detalhes do Evento. É uma reunião super produtiva onde definimos desde o horário em que a noiva chegará ao making of, para que não haja atraso na cerimônia, até as pessoas que não podem faltar nas fotografias formais.

Fotografias do casal pós cerimônia, fotos com os pais, os avós, os padrinhos, os irmãos, os pajens e as daminhas são imagens clássicas que não podem faltar no acervo de um casamento.

 

fotografia-de-ambiente-casamento-de-dia-lajedo-rj-10-387. Estamos vivendo uma pandemia mundial, sem eventos e repensando o que é essencial. Acredita que a Fotografia, por eternizar memórias, ganhará mais relevância dentro do investimento total de um Casamento?

As fotografias são memórias vivas do nosso passado, elas contam as nossas histórias. Tenho revisto bastante minhas fotos antigas junto com minha família durante esse período de quarentena. Então, sim, acredito que as fotografias tendem a se tornar mais valiosas após esse período de introspecção em nossas vidas.


Fotografia-de-ambiente-casamento -lajedo-rj-jaque-salles-fotografia-10-478. O que imagina para o futuro da Fotografia de Eventos?

Eu acredito que estamos caminhando para um mercado de fotografia muito mais enxuto e qualificado. Em tempos onde inclusive nossos celulares criam imagens de excelente qualidade, é preciso que a entrega do fotógrafo tenha o dom de despertar uma pausa contemplativa no espectador.

Pausa para apreciar a Fotografia, pausa para interpretar a imagem, pausa para rir e se emocionar com a cena. Todo evento tem um início, meio e fim e cabe ao fotógrafo contar essas micro e macro histórias que se entrelaçam. Arte e criatividade também estão presentes, mas acredito que a grande expectativa do consumidor é entender toda a narrativa sem que uma palavra seja dita, basta olhar as imagens, interpretar e sentir!

……………….

Se você quiser entrar em contato com a Jaque, é só seguir os links abaixo:
jaquesalles.com
jaquesalles.com/blog
instagram.com/jaque_salles_fotografia

……………….

E para conhecer mais sobre o Lajedo, nossos espaços e serviços abrangentes, basta ligar para (21) 2435-9292 ou enviar email para [email protected].
Tem um ícone do whatsapp flutuante aqui no blog, caso queira entrar em contato por esse canal.
Sugerimos que siga o nosso perfil no instagram: instagram.com/lajedo
É sempre uma alegria conversar sobre casamento.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Assine a nossa newsletter
Receba as novidades do nosso espaço