Casamentos, Todas

Casamento na igreja: Capela MontSerrat

1 de abril de 2021Sem comentários.

capela-montserrat-casamento-rj-vista-aereaA cerimônia é o momento mais importante do planejamento do casamento e, sendo os noivos católicos, o templo da sua celebração religiosa deve ser escolhido com todo carinho e significado.

A Capela de Nossa Senhora de Montserrat, localizada no bairro de Vargem Pequena, zona oeste da cidade, é uma das mais lindas capelas do Rio de Janeiro. Tombada pelo Patrimônio Histórico, foi apelidada de Jóia do Império pela beleza de seu altar-mor, feito em madeira por artesãos populares do século XVIII. É realmente uma capela apaixonante, ideal para casamentos católicos intimistas e cheios de charme: recebe até 64 pessoas sentadas. Construída no alto de um monte com 130 metros de altura, tem uma vista panorâmica de toda a região das Vargens e Recreio dos Bandeirantes.


História da Capela de MontSerrat

A capela iniciou sua construção cerca de 1732, por monges beneditinos, em devoção à Nossa Senhora do Pilar.

A imagem de Nossa Senhora de MontSerrat ficava em capela no bairro vizinho, Vargem Grande, e por causa de um vendaval, ainda na primeira metade do sec. XVIII, foi trazida para Vargem Pequena. A então Capela de Nossa Senhora do Pilar virou Capela Nossa Senhora de Montserrat.

No final do século XX, a Capela de Montserrat, através do INEPAC, iniciou uma avaliação do seu estado de conservação. Foi feita a desmontagem do altar-mor, com minucioso levantamento e análise de seus danos. A instituição definiu um longo plano de restauração, através de uma proposta inovadora de tratamento das madeiras e pinturas originais.

Em maio de 2019, a MontSerrat voltou a funcionar com o seu altar-mor plenamente recuperado, graças a um profundo e belíssimo trabalho de restauro.

Hoje, essa joia da arquitetura colonial está à disposição da comunidade com todo o seu esplendor. A Capela de Nossa Senhora de Montserrat é uma opção inigualável para casamentos católicos no Rio de Janeiro, principalmente para quem pensa em unir uma cerimônia em capela histórica a uma recepção na região. Entre os locais próximos para realizar a festa destaca-se o Lajedo, espaço para eventos em terreno anexo à Montserrat e com mais 30 anos de mercado.

 

noivos-capela-para-casamento-rjcerimonia-capela-recepcao-lajedorecepcao-casamento-igreja-rj

Cerimônia na Capela de Montserrat + Recepção no Lajedo

O Espaço Lajedo é referência em casamentos ao ar livre desde 1990 e oferece uma extensa área verde aos pés do Maciço da Pedra Branca, com 70% de Mata Atlântica. Possui estrutura completa de serviços e salões de diversas capacidades prontos para receber eventos sociais a partir de 30 pessoas – podendo chegar a 700 convidados. Uma locação exclusiva no Rio de Janeiro, com natureza nativa exuberante.

Pela proximidade e relação de colaboração com a paróquia da região, o Lajedo trouxe uma opção inigualável para os casais católicos que buscam um casamento mais bucólico: cerimônia na Capela de Montserrat e recepção aqui na nossa casa.

Quais são os serviços Lajedo que estão inclusos nesse formato?
– Sala da Noiva com serviços – no Lajedo
– Decoração da cerimônia e serviço de cerimonial – na capela Montserrat
– Locação, decoração, gastronomia e serviços de apoio para a recepção – no Lajedo

Segurança, praticidade e otimização do tempo dos noivos são nossos diferenciais. Para conhecer a Capela de MontSerrat e o Lajedo, em uma só visita, basta você ligar para nós, aqui no Lajedo, que providenciaremos o agendamento conjunto. Você também poderá consultar se a data que deseja está livre nas duas instituições. A data do casamento deve ser escolhida com pelo menos 4 meses de antecedência, pois é preciso considerar o período dos proclamas, curso de noivos e a habilitação.

 

casamento-capela-montserrat-rio-de-janeiro capela-historica-rio-de-janeiroCasamento na Capela de MontSerrat: informações importantes

Horários de casamento na Capela Montserrat:
sábados – um casamento no período da manhã e um casamento no período da tarde, no horário de escolha dos noivos.
domingos – um casamento no período da tarde
outros dias – somente com autorização da paróquia

São poucos casamentos por semana e com a vantagem de somente uma cerimônia por período. Os noivos têm essa exclusividade.

Se um dos noivos não for católico é possível casar na Montserrat?
Sim, se um dos noivos for de uma outra religião cristã será necessário providenciar um documento de dispensa dos sacramentos católicos. Se tudo der certo, você vai conseguir.

O que é permitido na capela:
– celebração do casamento por padre de outra paróquia, se os noivos desejarem
– músicos (até 5) no mezanino – repertório restrito aos temas sacros e clássicos.
– equipe de cerimonial, foto e filmagem

Número mínimo de convidados por dia da semana no Lajedo:
– segunda a quinta – 30 pessoas
– sexta e domingo – 50 pessoas
– sábado – 100 pessoas

 

capela-para-casamento-altarUma opção linda para seu casamento católico na zona oeste do Rio

Como você pode ver, o casamento religioso em uma capela de raro valor histórico e a recepção em um dos mais lindos e completos espaços ao ar livre do Rio é uma opção única no Rio de Janeiro. Principalmente para quem quer realizar uma cerimônia católica com aquele ar bucólico que só o campo oferece.

Venha se encantar com a beleza da Capela de Montserrat e do Espaço Lajedo. Ligue para nós e agende sua visita!
Espaço Lajedo
Estrada Boca do Mato, 803 – Vargem Pequena – Rio de Janeiro – RJ
tel: (21) – 2435-9292
email: [email protected]

fotos 1, 2 e 3 – Os Berôs Fotografia

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Assine a nossa newsletter
Receba as novidades do nosso espaço