Casamentos, Dicas & Inspirações, Todas

Casamento ao ar livre: como organizar o seu

5 de outubro de 2018Sem comentários.

Sonha casar ao ar livre e não sabe por onde começar? Preparamos algumas dicas para ajudar você a organizar a linda jornada do seu casamento e ter um grande dia perfeito.

Casamento no campo de Thaís e Theo foto dos noivos no letreiro amor1 – Imagine o seu casamento dos sonhos
O primeiro passo para quem deseja casar na natureza é colecionar referências. Junte imagens que representem o que você sonha. Com esse exercício, você vai formando uma ideia do estilo de cerimônia, festa, decoração, maquiagem, buquê e vestido que falam ao seu coração. O instagram e o pinterest são ferramentas incríveis para ajudar você nessa tarefa. O pinterest tem a vantagem de permitir a organização em pastas. Só tome cuidado para não ficar com um catálogo enorme de inspirações, nem com muitas referências estrangeiras. Depois de um tempo de pesquisa, faça o caminho inverso e vá limpando tudo o que não for essencial até ficar apenas com as referências mais significativas.

Casamento ao ar livre tenha uma assessoria2 – Faça a lista de convidados
Essa é uma das coisas mais difíceis para o casal. Vocês querem um mini casamento ou um casamentão? Lembre que você vai fazer um investimento alto por convidado. Dentro do seu estilo de receber, pense em quem você gostaria que testemunhasse os seus votos e faça uma lista. Vai ter que cortar? Coloque em uma planilha e faça simulações. Você terá o número aproximado de convidados para o seu grande dia e essa informação é muito importante para todos os demais fornecedores.

quanto custa casar3- Defina o orçamento, mas não decida tudo sozinha
Agora que você já tem uma ideia de como será o seu casamento perfeito – claro que pode mudar um pouco depois, né? – é hora de definir o seu orçamento. Uma dica importante: não queira fazer tudo sozinha. Organizar um casamento ao ar livre não é simples. São muitos detalhes. Conte com a ajuda de uma assessoria qualificada ou de locais que já ofereçam uma estrutura completa. Ao contratar um espaço com serviços completos de buffet, som/luz e decoração, por exemplo, você já estará investindo cerca de 60% dos gastos totais de um casamento, segundo o Zankyou. É um bom parâmetro.

Casamento ao ar livre celebrante Geovanna Tominaga4- Escolha o seu tipo de celebração
Um fator importante no seu casamento ao ar livre é o tipo de celebrante que você deseja. Um juiz de paz, um padre, um celebrante religioso ou contemporâneo? Quase todas as opções são possíveis, que bom! Menos a celebração por um padre. Não é permitido um casamento católico acontecer fora da igreja. Se a bênção católica for suficiente para você, OK. Alguns freis ou diáconos têm autorização para realizá-la em espaços ao ar livre, desde que os noivos se casem antes na igreja. Informe-se. Tenha certeza do tipo de celebração que quer antes de fechar com o espaço da cerimônia e festa.

Casamento no campo de Thaís e Theo entrada pajens e daminhas5 – Avalie os locais imaginando um dia de chuva
A escolha de um local com estrutura é fundamental. Visite os espaços que têm o perfil de investimento do seu evento e analise muito mais do que a beleza. Imagine o trajeto dos seus convidados e o acesso ao espaço da cerimônia e/ou festa em um dia de chuva. Continua OK? Como ficam os banheiros, a cozinha, o estacionamento? O terreno tem drenagem? Pessoas com mobilidade reduzida terão comodidade? O encantamento com o local não deve ofuscar a análise racional. Estabeleça critérios para a sua escolha.

Plano B cerimönia ao ar livre6 – Não deixe o plano B para o final
Se o espaço escolhido para a sua cerimônia for totalmente aberto, você terá obrigatoriamente que ter um plano B. Quais as opções que o local oferece? Existe uma alternativa coberta? Será preciso contratar um toldo? Qual o valor de um toldo para o seu número de convidados? Tudo isso tem que ser avaliado desde o começo. No caso da decisão por um toldo, reserve a verba logo. Não deixe para o final, pois as despesas podem fugir um pouco do planejamento.

Decoracão de casamento rustico-chique7 – Harmonize todos os fornecedores da festa
Uma grande dica para quem vai casar – ao ar livre ou não – é saber que tudo deve estar alinhado para contar a história única do seu casamento. Busque a sua pastinha de inspirações do pinterest e pense no seu casamento como um todo. O celebrante, o vestido, o cabelo e maquiagem, os trajes dos padrinhos, o convite, a música, a decoração e a gastronomia devem ter harmonia. Não pense em cada fornecedor separadamente. O conjunto de todos eles deve ter a alma do seu evento. E conte com a assessoria nas suas escolhas: você terá um resultado muito mais harmônico.

Noiva em casamento sustentavel no Rio de Janeiro8- Contrate logo os profissionais que dependem de data
Depois de definir a data do seu casamento, o número de convidados, o budget e o local da festa, é bom contratar logo os profissionais que dependem de disponibilidade de data: foto, filmagem, cabelo e maquiagem, DJ e celebrante. Se fizer questão de banda ou orquestra, inclua também. Você pode contar com a sua assessoria na escolha desses profissionais ou com referências dos principais guias de fornecedores de blogs da área.

Casamento ao ar livre no por do sol9- Ama entardecer? Então case bem antes do pôr-do-sol
O desejo de grande parte das noivas que se casam ao ar livre é uma cerimônia ao entardecer. Se você sonha com esse momento, marque a sua cerimônia pelo menos duas horas antes do pôr-do-sol. “Tudo isso? Por que tanta antecedência?” Primeiro, noiva atrasa quase sempre, rs. Depois, dependendo da celebração, a cerimônia pode se alongar. E, por fim, é sempre bom deixar um tempo para fotos criativas dos noivos, padrinhos e pais ainda com a luz do dia. Se você colocar no convite um tempo muito curto antes do pôr-do-sol corre o risco de se casar à noite e perder todo o seu planejamento.

Casamento sustentável foto ao ar livre10- Planeje as fotos que valorizem a beleza do espaço… e a sua
Você escolheu o seu espaço dos sonhos muito pelo visual. E, claro, a equipe de foto e vídeo também. Nada melhor que contar com a experiência desses profissionais para explorar o cenário do grande dia ao máximo. Veja fotos de outros casamentos no local. Identifique os melhores ângulos e horários. Separe as que você mais gosta. Troque ideias com a equipe de foto e video e planeje os registros que valorizem a beleza do espaço e a sua. Não deixe o planejamento apenas para as fotos protocolares. Pense antecipadamente nas fotos ao ar livre para ter recordações incríveis. Tudo passa tão rápido que ter um roteiro ajuda muito.

Dia da noiva no local da festa11 – Se puder, faça o Dia da Noiva no local do casamento
Muitos espaços para festas já oferecem uma Suíte da Noiva super equipada e isso é maravilhoso para quem vai se casar ao ar livre. Se o seu local permitir, aproveite. A maior vantagem dessa escolha é diminuir o risco de grandes atrasos. Como o local é ao ar livre, você pode circular na natureza para relaxar, curtir a montagem da decoração, ter bastante tempo para o making of e para as fotos planejadas. Ou mesmo para passar o dia com o seu pet. Um dia inteirinho de tranquilidade, sem o estresse do deslocamento.

Welcome drink casamento ao ar livre12 – Pense no conforto dos convidados
Você já escolheu o melhor mês, o melhor horário, os melhores fornecedores e o cenário incrível. Hora de receber os convidados! Que tal recepcioná-los com uma estação de welcome drinks e música? Se estiver um dia um pouco mais quente, inclua leques com a identidade visual do casamento. Se, ao contrário, estiver friozinho, ofereça pashminas às damas. Casando na grama? Tenha repelentes sempre à postos e mesmo um protetor de saltos para quem veio de salto mais fino. Pensar com carinho nesses pequenos detalhes vai surpreender os convidados e deixar o seu casamento com uma energia maravilhosa.

Depois é só curtir a cerimônia e festa e ter um grande dia inesquecível!
Gostou? Se tiver mais dicas, compartilha com a gente.


Veja mais posts sobre casamento ao ar livre no nosso blog:
• 5 VANTAGENS DE UM CASAMENTO AO AR LIVRE
• DICAS ESSENCIAIS PARA O SEU CASAMENTO AO AR LIVRE
• AS VANTAGENS DE SE CASAR EM UM ESPAÇO COMPLETO


O Lajedo é um espaço para casamentos no Rio de Janeiro que oferece, além de um exuberante cenário ao ar livre, uma estrutura completa de serviços. Ligue para 2435-9292 e venha conhecer o nosso espaço. Se preferir, entre em contato por whattsapp ou solicite uma apresentação pelo email [email protected]. Para saber o valor do seu casamento no Lajedo é fácil, basta clicar no banner abaixo.

Faça o orçamento do seu casamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Assine a nossa newsletter
Receba as novidades do nosso espaço