Casamento sustentável: dicas e práticas eco-friendly

Casamento Sustentável mesa de doces

Noivos em sintonia com o planeta querem levar o conceito verde para cerimônia e festa. Mas como fazer com que o casamento cause menos impacto ao meio ambiente?

Separamos algumas dicas para que você tenha um casamento sustentável integrado à natureza. E também apresentamos a solução Lajedo para um casamento verde que, particularmente, achamos linda, rs. Aproveite!

Casamento Sustentável mesa de doces

 

Dicas para um casamento mais sustentável

1 – Faça seu casamento durante o dia e ao ar livre
Utilize luz natural para reduzir significativamente o consumo de energia. Em um casamento ar ar livre, de dia, as cores e a beleza da natureza dão um toque único ao evento e são perfeitas para fotos externas. Menos impacto e mais romantismo e charme.

2 – Realize cerimônia e recepção no mesmo local
Evite grandes deslocamentos entre a cerimônia e a festa. Além de gerar menos CO2 é mais gentil com os convidados. Melhor ainda é poder fazer cerimônia e festa no mesmo local. Aí fica perfeito!

casamento sustentável noiva fotos externasCerimônia ao ar livre sustentável, entrada da noivaCasamento sustentável noiva em deck sobre lago

3 – Escolha um espaço com estrutura
Ao conhecer os possíveis locais do seu casamento, verifique se possuem uma estrutura pronta. Gerador, cobertura e piso para todas as áreas, reservatório de água adequado, cozinha e banheiros compatíveis com o número de convidados, tudo isso é muito importante. Quando há necessidade de se fazer investimentos em soluções provisórias o impacto ao meio ambiente é grande.

4 – Na decoração, use plantas e flores locais e envasadas
Procure utilizar flores e folhagens locais ou plantas envasadas na sua decoração. O design floral será super sustentável. E lindo!

casamento sustentável flores envasadascasamento sustentável mesa de docesCasamento sustentável flores plantadas

5 – Utilize mobiliário de fornecedores próximos ou do próprio espaço
O transporte de mobiliário e peças decorativas tem grande impacto no meio ambiente. Se for alugar, prefira fornecedores próximos ao local do evento. E se o espaço possuir um bom acervo, dê preferência à sua utilização.

6 – Na gastronomia, evite desperdícios e prefira fornecedores locais
Escolha um buffet que tenha um manejo sustentável de insumos, gere o mínimo possível de resíduos e faça uso de alimentos produzidos localmente e de forma consciente.

casamento--sustentavel-gastronomia-finger-food

7 – Incentive o transporte compartilhado
A utilização de transporte coletivo ou caronas compartilhadas, tanto na ida quanto na volta do casamento, libera menos CO2. Incentive a sua prática entre seus convidados!

8 – Separe conscientemente os resíduos
Além de produzir menos lixo, é importante que no seu evento os resíduos tenham destino correto. Escolha fornecedores que trabalhem com coleta de seletiva.

9 – Neutralize as emissões de carbono do casamento
Para que o seu casamento seja realmente sustentável calcule a sua pegada de carbono (aqui tem um exemplo de calculadora). Você pode neutralizar as emissões de Co2 do evento apoiando financeiramente um projeto ambiental.

 

Casamento Verde Lajedo

Inserido na natureza, o Lajedo tem uma proposta exclusiva de casamento para noivos com uma pegada sustentável, o Casamento Verde. Nessa solução, a utilização do espaço, a decoração e a gastronomia estão alinhadas para oferecer uma experiência mais natural e eco-friendly.

casamento-sustentavel-suculentas

Decoração
Na proposta “verde”, utilizamos, nos arranjos, flores, sementes e folhagens da poda natural de nossos jardins. E, claro, flores e plantas envasadas do horto Lajedo (1600 catalogadas). É possível realizar eventos exclusivamente com recursos próprios. Só depende, claro, do perfil cliente.

Se um casamento demandar uma solução de arranjos mais abrangente, podemos utilizar flores de corte externas, sempre da estação e preferencialmente em arranjos feitos na água.

Para diminuir a emissão de CO2, oferecemos um vasto acervo de mobiliário e peças que permite a realização de eventos sem recorrer ao transporte de móveis alugados.

Nossos arranjos, após os eventos, têm destinação correta. Ou são doados para instituições que nos solicitam ou se transformam em adubo para nossos jardins através de compostagem.

casamento sustentável orquídeas plantadascasamento sustentável cortina de flores envasadasCasamento sustentável mobiliário próprioCasamento sustentável ao ar livre, lounge

Gastronomia
Na gastronomia, dentro do programa implantado de segurança de alimentos, o foco do Lajedo é o desperdício zero. O cardápio da proposta verde também é mais leve, com ingredientes que podem ser facilmente encontrados em fornecedores locais qualificados.

casamento-sustentavel-gastronomia-lajedo-risoto casamento-sustentavel-gastronomia-lajedo

Cerimônia e festa de dia
No casamento verde, os noivos devem escolher casar de dia ou, ao menos, realizar a cerimônia de dia, quando o sol fornece toda a iluminação, evitando maior consumo de energia.

Casamento sustentável cerimônia ao ar livre Casamento sustentável fotos ao ar livre

Empresa responsável
E, claro, para que o seu casamento seja verde é necessário que o espaço do evento tenha práticas sustentáveis. Quando você contrata o Lajedo, escolhe uma empresa com responsabilidade ambiental: manejo consciente de jardins, separação correta de resíduos, compostagem, segurança de alimentos com foco em aproveitamento total, aquecimento de água através de placas solares, controle de fluxo dos reservatórios, irrigação automatizada e inteligente. Tudo isso faz da nossa empresa uma opção única no Rio de Janeiro para noivos que buscam realizar um casamento em sintonia com a natureza.

_____________________________

Se você gostou da nossa proposta de Casamento Verde, consciente e com estilo, entre em contato conosco pelo telefone 2435-9292 ou pelo email [email protected]. Você pode também fazer uma proposta online em tempo real. É só clicar no link abaixo.

faça seu orçamento online

 

 

Compartilhe este post

Comentários

Pesquisar
Seguimos
Receba nossas notícias